Para analisar a variável isolada, você deve clicar em Visualizar - Variável Isolada.


A janela Variável Isolada apresenta, na parte superior, o quadro Dados e o quadro Equação, e na parte inferior, o Gráfico e o quadro Variável. No quadro Dados, a visualização traz duas colunas, sendo uma delas a do valor unitário, e a outra a da variável selecionada. Nesse caso, não é permitida a ordenação dos dados pela coluna selecionada, mas o processo de seleção dos dados e de visualização dos dados selecionados no gráfico é semelhante ao do Gráfico de Variáveis. Clicando sobre o retângulo ao lado do dado, esse dado é apontado no gráfico, aparecendo o seu número, e, clicando novamente, o processo se desfaz.
O quadro Equação apresenta todos os resultados estatísticos da equação aplicada para cada variável, sendo indicada a equação na parte superior do quadro. Abaixo desse quadro, no setor inferior direito da janela, há o quadro Variável, onde você tem a possibilidade de selecionar a variável que deseja analisar. Como uma das duas variáveis em análise é a variável dependente, neste quadro não se pode selecionar a variável dependente.
No gráfico das variáveis isoladas, é possível escolher entre a análise Linear e análise Não Linear, clicando no campo respectivo. No campo ao lado, é apresentada a equação de regressão para cada tipo de análise, levando-se em conta apenas as duas variáveis. Ao lado do campo da equação de regressão, existem dois campos que dizem respeito à visualização do gráfico. No primeiro campo, você escolhe se deseja que os dados do modelo sejam apresentados no gráfico, ou se deseja visualizar apenas a função representativa da equação. O segundo campo diz respeito à interpolação dos pontos e dos segmentos de reta, quando a função não for uma reta, no caso da análise Não Linear.

Para analisar graficamente as variáveis, você deve clicar em Visualizar - Gráfico de Variáveis.

A janela do gráfico de variáveis apresenta, além do gráfico propriamente dito, dois quadros, com opção de visualização: Opções e Dados. O quadro Opções permite selecionar as duas variáveis a serem analisadas, uma no eixo X, outra no eixo Y. Clicando dentro do campo referente a cada eixo, é possível selecionar qualquer variável presente no modelo. Ao lado dos campos referentes aos eixos cartesianos, há três campos: Mínimo, Médio e Máximo, onde é exibida a amplitude da variável selecionada, e são mostrados os valores mínimos e máximos, dentro da amostra, além do valor médio aritimético da amostra. Acima dos campos dos eixos, pode-se selecionar a forma de exibição da variável no gráfico: são apresentadas as opções de visualização Direta; a visualização Modelo, ou seja, com as transformações definidas no processo de cálculo do modelo; e ainda a visualização Escolhida, onde você pode selecionar a transformação de escala gráfica que desejar para cada eixo cartesiano.

No canto direito do quadro Opções, existe o quadro Dicotômica, onde é possível visualizar o comportamento das variáveis selecionadas anteriormente em cada eixo, para cada valor das variáveis dicotômicas existentes no modelo. Clicando em Separar Valores, habilita-se o campo abaixo, onde se tem a lista das dicotômicas utilizadas no modelo, e pode-se escolher visualizar no gráfico a relação entre as variáveis, para o valor 0 da dicotômica escolhida, clicando em Projetar (cor vermelha, ao lado de Igual a 0), e para o valor 1 da dicotômica escolhida, clicando em Projetar (cor azul, ao lado de Igual a 1).

O quadro Dados apresenta todos os dados utilizados no modelo de regressão. Você tem a opção de reordenar os dados na ordem crescente ou decrescente, em qualquer uma das colunas, bastando apenas clicar na coluna desejada, uma ou duas vezes, de acordo com a seta indicativa da ordenação. A terceira coluna de visualização dos dados é a coluna dos endereços, entretanto a ordenação dos dados por essa coluna não é possível. Você tem a possibilidade de selecionar um dado para que seja mostrado no gráfico, a fim de analisar o seu comportamento dentro da variável selecionada. Ao clicar no retângulo cinza ao lado do dado desejado, aparecerá um círculo preto nesse retângulo, e o dado será apontado no gráfico, aparecendo o seu número. Se a intenção for numerar todos os dados, pode-se clicar no cabeçalho da coluna de retângulos, ao lado da coluna de numeração. Depois de selecionado o dado, clicando mais uma vez, o dado perde o destaque no gráfico e o círculo preto desaparece.

No setor direito do quadro Dados, há a opção Todos Valores, onde são mostrados os valores atribuídos a todas as variáveis presentes no modelo, para cada dado selecionado. No rodapé da janela Variáveis, abaixo do gráfico, são visualizadas as informações de endereço e de fonte de cada dado selecionado, independente do destaque ou não no gráfico.

Sempre que o programa estiver em execução e você estiver conectado à internet, o sistema fará uma verificação no site da Tecsys Engenharia por atualizações do programa.

Da mesma forma, você poderá, em qualquer ocasião, consultar o site da Tecsys Engenharia e procurar por informações relativas ao TS-Sisreg®.

Para efetuar o cálculo, clique em Modelo - Calcular.

Ao acionar o comando Calcular, abre-se a janela Opções de Cálculo. Dentro da janela, há o quadro Dirigido, onde há a lista de variáveis utilizadas, e, ao lado, a coluna Transformação, onde é possível escolher a transformação de escala para cada variável individualmente. A opção Auto realiza as transformações indicadas no quadro de transformações, localizado ao lado. Na parte inferior do quadro Dirigido, há um campo onde são mostradas mensagens relativas à possibilidade de transformação de cada variável, de acordo com o tipo da variável, definido na janela Propriedades do Modelo e relativas aos valores atribuídos aos dados dessa variável e a impossibilidade de alguma transformação.

O quadro Testes de oferece uma lista de seis transformações possíveis para cada variável. Abaixo desse quadro, há o quadro Seleção, onde você pode escolher entre o método Linear e o método Não Linear. Mais abaixo, há o quadro Armazenar, onde você define a quantidade de equações armazenadas. A seleção é feita através da ordem decrescente do coeficiente de determinação da equação, e as demais são descartadas. No setor direito superior da janela, há o campo Método Simplificado, onde o próprio TS-Sisreg® faz a análise das transformações, e baseado na relação matemática entre as transformações solicitadas e nos resultados dos coeficientes de determinação para cada equação, não faz o cálculo de todas as equações.

Clicando em Analisar consistência, abre-se a janela onde são apresentadas as variáveis e o diagnóstico da consistência dos dados para cada variável, a fim de evitar a micronumerosidade dos dados da amostra. Quando é detectado um problema quanto à consistência dos dados, essa inconsistência aparece nessa janela, destacada em vermelho.

Para configurar relatórios, clique em Ferramentas - Configurar Relatórios.

Além da opção direta dentro do menu Ferramentas, há o caminho para a configuração dos relatórios dentro da própria janela Relatórios, onde você pode definir o layout dos relatórios. O quadro Cabeçalho oferece a opção de colocar uma figura, como o logotipo da empresa, por exemplo, e a opção de colocar a data. A figura deve ter um formato de arquivo de foto (.jpg, .bmp, etc.) e deve ter o tamanho de 7cm x 2cm. Do contrário, sofrerá deformação para esse tamanho. É possível, também, definir a posição da figura na folha escolhendo entre Direita e Esquerda.

No quadro Títulos, você deverá definir o nome de cada relatório. Os relatórios de Dados e Resultado são seguidos de um subtítulo, que é o nome do modelo de regressão definido dentro das Propriedades do Modelo.

No quadro Relatório de Dados, é possível definir quais dados e variáveis serão apresentados nos relatórios. Na opção de não mostrar os dados que foram desconsiderados

Para maiores informações sobre os Relatórios do TS-Sisreg, acesse o Tutorial em vídeo

Para criar um novo arquivo clique em Arquivo - Novo


Nessa janela, deverão ser criadas e definidas as variáveis (hipóteses) que serão testadas no modelo. Na guia Definição de Variáveis, deverão ser definidos: o tipo de variável; a expectativa de crescimento da variável dependente com o crescimento da variável que está sendo definida (hipótese alternativa); o número de casas decimais; além de sua descrição e da característica de escala de medição utilizada.

Na guia Criação, basta você digitar o nome da variável dentro do campo Variável e, em seguida, clicar em adicionar. Clicando em Escolher, ainda na opção Criação, é possível escolher e incluir uma variável pré-definida, dentro de um banco de variáveis que o programa oferece (este banco pode ser editado pelo operador através do menu Modelo, item Incluir Variáveis). Aparecerá a janela Incluir Variável, onde, clicando na opção Escolher, ficam disponíveis as variáveis do banco. O duplo clique sobre o nome da variável escolhida ou o botão Adicionar ('Alt' 'A') coloca a variável na relação de variáveis Adicionadas e o botão 'OK' encerra a operação.

No quadro Sobre o Modelo, devem ser colocadas as informações sobre o autor do modelo, data da criação e observações adicionais sobre o modelo de regressão.

Na guia Definição de Variáveis, aparecerá a lista de variáveis anteriormente criadas, na ordem de criação. O campo Descrição, logo abaixo, será exigido quando a variável for do tipo dicotômica de grupo. Neste caso, o nome do grupo deve ser digitado apenas para a primeira variável de cada grupo e escolhido para as demais. No quadro Crescimento deve ser definida a expectativa de crescimento da variável dependente com o crescimento da variável que está sendo definida (hipótese alternativa). O botão Variável Dependente deverá estar marcado para a respectiva variável, a qual irá para o final da lista das variáveis do modelo (quadro da esquerda).

Ainda na guia Definição de Variáveis, na parte inferior da janela, há o quadro Descrição, onde deverá constar a definição (o que representa) e a escala de medição adotada para cada variável.

Na tela principal do programa, as variáveis do modelo são exibidas, na ordem de criação, em uma coluna à esquerda.

Para renomear uma variável, basta clicar sobre a variável desejada e digitar o novo nome. Também pode ser feito através da tecla Enter, ou ainda, a tecla F2, para abrir a edição do nome da variável. Após a digitação do novo nome, deverá ser digitada a tecla Enter para finalizar o processo.

Para desconsiderar uma variável, basta clicar na célula cinza, à esquerda da variável selecionada. Quando essa célula for acionada, uma mensagem será exibida salientando que os resultados estatísticos já obtidos serão perdidos. A partir desse momento, a variável será visualizada na cor cinza, e sua célula à esquerda apresentará um círculo preto preenchido. Para reconsiderar a variável desconsiderada, basta repetir o processo e a mesma retomará a visualização padrão. Esse processo não exclui a variável em questão.

Para excluir variáveis, você deve clicar em Modelo - Excluir Variável

A janela de exclusão exibe a lista de variáveis do modelo e, ao lado de cada variável, um campo de seleção. Para excluir determinada variável, basta selecioná-la. A opção Todas excluirá todas as variáveis do modelo. Após a seleção das variáveis a serem excluídas, basta clicar em Excluir, para confirmar a exclusão.

Para gerar relatórios, você deve clicar em Arquivo - Relatórios.

Há alternativa de configurar os relatórios em tela ou gerar arquivos editáveis compatíveis com editores de texto e planilhas. Os tipos de relatórios do TS-Sisreg podem ser melhor visualizados através deste Tutorial em Vídeo

Para importar um Banco de Dados já existente, clique em Arquivo - Importar do Excel

A formatação da planilha a ser importada deve atender aos seguintes requisitos: os dados e as variáveis devem estar em células sequenciais, sem interrupções; os dados com valores devem ser numéricos; as informações de fonte e endereço dos dados devem estar completas.

Acesse o Tutorial em Vídeo

Para incluir uma nova Variável ano Modelo, clique em Modelo - Incluir Variável...

O processo pode ser feito de duas maneiras: você pode optar pela criação de uma nova variável, clicando em Criar, e depois em Adicionar. A outra possibilidade é utilizar o banco de variáveis existente, clicando em Escolher, selecionando o tipo da variável, na guia Tipo, e dentro do quadro Variável, selecionando a variável a ser incluída. Após a seleção, é necessária a confirmação através da tecla Adicionar. Para excluir variável adicionada, basta clicar em Remover, na mesma janela. Para finalizar o processo, é necessário clicar em Ok.

Para digitar e editar dados, você deve clicar em Modelo - Editar Dados...


A digitação das células deve ser sempre seguida da tecla Enter, do contrário, a informação será perdida. Todos os dados devem apresentar valores para todas as variáveis, de modo que a tabela fique completa. Para editar um dado já digitado, basta clicar na célula correspondente, teclar Enter e digitar diretamente sobre o valor antigo. É necessário que a edição seja seguida da tecla Enter, para que o valor da célula seja modificado. Um duplo Enter sobre a última célula da planilha gera um novo registro em branco para receber digitação.

Para desconsiderar um dado nos cálculos do modelo, basta clicar na célula ao lado esquerdo do número de identificação do mesmo. Clicando com o botão direito do mouse sobre a tabela de dados, você tem as seguintes opções: Considerar todos os dados, o que habilita todos os dados desconsiderados de uma só vez, agilizando o processo; Desconsiderar todos os dados, que permite o processo inverso, desabilitando todos os dados de uma só vez; Inverter dados considerados, onde a habilitação dos dados é invertida, aqueles dados considerados passam a ser desconsiderados, e aqueles desconsiderados passam a ser considerados; Excluir dados desconsiderados, onde os dados desconsiderados no processo de cálculo serão excluídos do modelo de regressão. Uma vez excluído o dado, sua informação é perdida e, para reutilizá-la, você deverá digitá-la novamente.

Para operar dados, clique em Modelo - Operar Dados


Na janela de operação de dados, a coluna Operando A representa a variável da qual se deseja modificar a estrutura de valores, segundo determinada condição. Abaixo dessa coluna, está o quadro Operação, onde é possível escolher entre diversas operações lógicas para comparação de valores entre duas ou três informações. As outras duas colunas, Operando B e Operando C, estarão habilitadas de acordo com a operação escolhida dentro do quadro Operação. Para cada operação, você deverá selecionar a variável a ser alterada como Operando A, a operação lógica de comparação desejada e, como Operando B e Operando C, valores de comparação. Quando o elemento de comparação é um valor absoluto, a opção Valor, deverá ser digitada no campo abaixo. O mesmo procedimento deve ser feito quando se utiliza a coluna Operando C.

Depois de escolhida a operação a ser realizada, deve ser definida a conseqüência dessa operação para os dados que, de acordo com a comparação lógica, serão alterados, ou seja, definir como eles serão alterados e qual será o resultado disso. Ao lado do quadro Operação, estão os dois quadros de resultados: Ação em caso verdadeiro e Ação em caso falso. Cada um desses quadros apresenta três alternativas: Excluir do modelo, que retira do arquivo as informações relativas ao dado; Desconsiderar, que não o exclui, apenas desconsidera dos cálculos essas informações; Converter para, que define um novo valor para a variável selecionada como Operando A, em todos os dados que atendem a comparação lógica escolhida. Este novo valor deve ser digitado no campo abaixo.

Depois de realizar as operações desejadas, basta clicar em Aplicar para que as transformações solicitadas tenham efeito. Ao aplicar qualquer transformação nos valores dos dados, os resultados estatísticos calculados, se houver, serão perdidos e devem ser refeitos.

Para operar Variáveis, clique em Modelo - Operar Variáveis


Este comando possibilita a criação de nova Variável a partir de operação matemática entre duas variáveis já existentes ou entre uma variável e uma constante. A janela Operar Variáveis é semelhante à da operação dos dados, também dividida em colunas. Nesse caso, é exibida no lado esquerdo, a coluna Operando A, onde estão todas as variáveis do modelo. Nesse quadro, você deverá escolher a variável a ser transformada. Ao centro, está o quadro Operação, onde você pode escolher a operação a ser realizada com a variável selecionada. Abaixo desse quadro, no campo Salvar em, você deve digitar o nome da nova variável que está sendo criada a partir da operação.

Na parte inferior da janela, há uma barra de informação, onde é exibido o resultado da operação que está sendo escolhida. À direita, na coluna Operando B, são oferecidas duas opções para a realização da operação: clicando em Valor, a nova variável será resultado da variável selecionada e da operação escolhida, e todos os valores atribuídos para a variável selecionada serão operados pelo mesmo valor, que deverá ser digitado no campo abaixo; clicando em Escolher, você tem a opção de realizar a operação entre duas variáveis do modelo, e, desse modo, cada dado da amostra cruzará os seus valores das duas variáveis selecionadas e criará a nova variável, a partir da operação escolhida.

Para projetar valores, clique em Modelo - Projetar


No acionamento do comando Projetar, você se depara com a janela de projeção, dividida em três blocos. No setor superior esquerdo, está a tabela de valores, onde estão todas as variáveis utilizadas no modelo, seguidas de algumas colunas. A coluna Forma Linear aponta qual a forma de cálculo da variável, ou seja, qual a transformação utilizada. A coluna Valor da Variável é a coluna a ser preenchida com os valores do imóvel avaliado. Essa coluna deve ter todos os seus valores preenchidos, não restando lacunas, para que o sistema possa efetuar o cálculo. As próximas colunas dizem respeito aos valores da amostra - Mínimo da Amostra e Máximo da Amostra - e representam os valores de limite da amostra para cada variável; e a última coluna, Média da Amostra, apresenta o valor médio aritmético da amostra. Ao lado das colunas numéricas, à direita, há uma coluna com os campos preenchidos na cor verde. Se você lançar um valor extrapolado, o programa pede a confirmação do valor, e esse valor ficará marcado na cor vermelha na coluna Valor da Variável. Quando essa extrapolação deixa de atender os parâmetros definidos pela norma, A coluna da direita marcará a variável do valor unitário (variável dependente) com o retângulo na cor vermelha, e o valor calculado estará igualmente destacado na cor vermelha, na coluna Valor da Variável, e uma mensagem será exibida abaixo da tabela de valores para que você tenha conhecimento da inconsistência dos valores projetados.

Ao lado da tabela, à direita estão os quadros relativos ao Valor Calculado, onde você pode escolher utilizar o valor da Moda, Mediana e Média. Junto ao Valor Calculado, estão os valores Y Mínimo, e Y Máximo, que correspondem aos limites do intervalo de confiança calculados para aquele valor médio. Sobre cada um desses três valores, ao clicar com o botão direito do mouse, você tem a possibilidade de copiá-los para sua posterior utilização. Abaixo do quadro dos valores, está o quadro Campo de Arbítrio. Esse valor, definido pela norma com a amplitude de 15% para mais ou para menos, não tem relação com os valores do intervalo de confiança. Os campos Mínimo e Máximo mostram os limites do campo de arbítrio e, abaixo, o campo Valor Arbitrado, onde pode ser digitado o valor desejado, dando a você a opção de controlar o valor a ser utilizado. Da mesma forma dos valores calculados, os valores do campo de arbítrio podem ser copiados para serem posteriormente utilizados, ao clique do botão direito do mouse sobre o campo desejado. A barra horizontal permite o controle através do mouse, ou ainda das setas de direção horizontais do teclado, para uma maior precisão. O programa faz uma análise de todas as equações quanto ao intervalo de confiança para cada avaliação projetada, individualmente. Quando a equação aplicada é a equação que representa o menor intervalo de confiança possível entre as equações, esse campo mostra uma mensagem na cor azul. Quando a equação aplicada não é aquela que representa o menor intervalo de confiança possível entre as equações, a mensagem será em vermelho, e será indicada qual equação apresenta essa característica.

No setor inferior da janela, está o quadro dos resultados, com o gráfico e a tabela de resultados. O quadro é referente aos valores calculados para a variável dependente (geralmente o Valor Unitário, em R$/m²), e está dividido basicamente no gráfico, à esquerda e na tabela, à direita. Na parte superior existem alguns parâmetros de análise e visualização que podem ser modificados. À esquerda, acima do gráfico, há o campo Confiança. Esse campo refere-se ao grau de certeza da estimativa de valores, e o valor padrão de 80% é o mínimo exigido pela NBR 14.653. O gráfico está no formato variável selecionada (eixo x) x valor calculado para moda, mediana, ou média (eixo y). No eixo X, está a amplitude da amostra, para a variável selecionada. Ao lado do grau de certeza, está o campo Gráfico, que comanda a visualização do gráfico. A opção Projeção mostra no gráfico o valor pontual calculado. Clicando em Pontos de Máximo, você terá o valor da projeção pontual multiplicado pelo valor atribuído à variável selecionada. Clicando em Pontos de Mínimo, o processo é o inverso: o valor será o da projeção pontual dividido pelo valor atribuído à variável. Ao lado do campo Gráfico há um campo numérico representando a precisão da interpolação dos pontos que formam a função representativa do valor dentro da amostra utilizada. Quanto maior esse valor, maior os pontos utilizados para a interpolação no gráfico e maiores os dados de referência na tabela ao lado, todos situados dentro da amostra e de maneira eqüidistante. Quanto menor o valor (o valor mínimo é 5), menor a interpolação no gráfico e menos precisa é a inserção do valor calculado dentro da amostra. Ao lado do campo numérico, está o campo Variável, apontando aquela que está sendo utilizada na projeção de valores. Normalmente, a variável utilizada é a de área, possibilitando o conhecimento do valor total do imóvel, definido pela área do imóvel x valor unitário. Por último, na linha de comandos superiores do quadro de resultados, está o campo que controla a presença dos dados no gráfico. A opção padrão é Sem dados, e o gráfico mostra apenas o ponto do valor calculado. Clicando na opção Observados, além do valor calculado, o gráfico apresentará os valores observados para todos os dados. Escolhendo a opção Calculados, o gráfico substitui os valores observados e mostra os valores calculados para todos os dados da amostra.

No gráfico do valor calculado, na cor azul, e na cor amarela, está a representação do intervalo de confiança calculado para aquela determinada situação. Clicando diretamente no ponto do valor calculado, aparece o seu valor no gráfico. Ao clicar com o botão direito do mouse, você tem a opção Numerar Todos, onde todos os dados são marcados com seus respectivos números, e a opção Desnumerar Todos, que inverte o processo. Ainda no comando do botão direito do mouse, há a opção de Visualizar Relatório, onde se abre a janela do relatório de projeção dos valores, com possibilidade de edição do texto, podendo ser complementado com informações do imóvel avaliando, ou, ainda, ser copiado para outro software. Ao sair desse relatório, você pode imprimir o relatório, gerando uma impressão em tela, onde não há mais a possibilidade de edição dos textos. Ainda no gráfico, e, ainda com o botão direito do mouse, você pode Copiar o gráfico diretamente, para utilizá-lo posteriormente.

A tabela de valores, localizada ao lado do gráfico, mostra a inserção do valor calculado dentro da amostra. A primeira coluna é a coluna dos valores atribuídos à variável em questão. Depois, as colunas Mínimo e Máximo, mostram os valores calculados para os limites do intervalo de confiança. A próxima coluna,

A janela Selecionar Equação apresenta, à esquerda, a lista das variáveis utilizadas no modelo, e, ao lado dessa lista, os testes estatísticos divididos por colunas, com os resultados para todas as variáveis. À direita na janela, há um bloco com as informações específicas de cada equação. As primeiras informações na parte superior do bloco dizem respeito da quantidade de variáveis e de dados existentes no modelo e aqueles efetivamente usados no cálculo da equação. Logo abaixo, está a indicação dos desvios padrão Linear e Não Linear da equação. Mais abaixo, no quadro Determinação, estão calculados os coeficientes de determinação Linear, Não Linear, e Ajustado de cada equação. As equações estão ordenadas, no padrão do TS-Sisreg®, pelo coeficiente de determinação Linear, e você faz, nesse campo, a escolha da equação. Clicando sobre o título Linear, correrá a lista numerada das equações. Ao clicar sobre o título Não Linear, as equações aparecem ordenadas por esse coeficiente. Da mesma forma, clicando em Ajustado, as equações serão ordenadas pelo coeficiente de determinação ajustado.

Abaixo da Determinação, são apresentados os resultados dos demais testes realizados: Correlação, Fischer-Snedecor, Normalidade dos Resíduos e Outliers. O último quadro apresenta as informações do tipo de cálculo da equação, e, no canto inferior direito, a indicação do número da equação que se está visualizando.

Na parte inferior da janela, à esquerda, há o quadro Ajuste Fino, que permite avocê ajustar os coeficientes para cada variável, dentro da mesma equação, exponencializando a equação individual da variável, dentro dos parâmetros Intervalo e Precisão. O campo Intervalo apresenta, na opção padrão do programa, o valor 2. O campo Precisão apresenta, por padrão, o valor 0,1Para efetuar o ajuste, é necessário definir esses dois parâmetros e clicar em Ajustar.

Após a escolha da equação desejada, e da realização dos ajustes necessários, é necessário clicar em Aplicar para aplicá-la.

Para visualizar a Aderência, clique em Visualizar - Aderência


A janela Aderência é apresentada em dois setores: à esquerda os dados estão listados; ao seu lado, são visualizadas quatro colunas, também apresentadas no módulo Resíduos. As colunas são: Observado, onde se encontram os valores observados de todos os dados; Calculado, apontando os valores calculados para os dados; Resíduo, mostrando o resíduo de cada dado, e Resíduo/DP, onde se tem a relação entre o resíduo e o desvio padrão, para cada dado. Essa tabela, assim como outras tabelas do programa, oferece a possibilidade de ordenação pela coluna desejada, clicando uma ou duas vezes, com a inversão do ordenamento no segundo clique. Há também, a coluna de marcação dos pontos no gráfico de valores, com um retângulo cinza ao lado de cada dado, que, quando selecionado, aponta o valor do dado no gráfico.

No setor direito da janela, estão dois gráficos. O primeiro gráfico é de Valores Calculados x Valores Observados, permitindo a análise da aderência dos pontos à reta representativa da equação de regressão. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o gráfico, você tem duas opções: Visualizar relatório e Copiar gráfico. A opção de visualização abre a janela do relatório, onde são apresentados os dois gráficos: Aderência e Distribuição de Freqüência. Ao escolher a opção de Copiar gráfico, você poderá utilizar o gráfico posteriormente, em outro software.

O gráfico localizado na parte de baixo da janela é o de Distribuição de Freqüência, segundo a curva Normal. No gráfico, você pode selecionar a opção Marcas, onde os valores atribuídos a cada faixa são mostrados no gráfico. No canto superior direito desse gráfico, há um campo numérico. Esse campo refere-se à quantidade de faixas de divisão dos valores dentro da curva Normal.

Para visualizar correlações, clique em Visualizar - Correlações


Clicando em Correlações, você depara-se com a janela onde é visualizada a análise correlativa. Na metade superior da tela, temos a Tabela de Correlações. Nessa tabela, estão todas as variáveis utilizadas no modelo de regressão, e os valores estão apresentados da seguinte forma: na parte inferior da matriz, abaixo da diagonal, estão os valores correspondentes à correlação isolada das outras variáveis sobre a variável selecionada, marcados em amarelo; na parte superior da matriz, acima da diagonal, estão os valores correspondentes à correlação parcial das outras variáveis sobre a variável selecionada, levando-se em conta a interferência das outras variáveis na análise, marcados em azul.

Para selecionar determinada variável, basta clicar sobre o nome da variável, na coluna da esquerda, ou ainda movimentar o cursor através das setas de direção Para Cima e Para Baixo do teclado. Acima da coluna da esquerda, com os nomes das variáveis, há uma célula com uma seta para a esquerda, que permite otimizar a largura das colunas para o mínimo necessário, a fim de melhorar a visualização da matriz. Clicando com o botão direito do mouse sobre a tabela de correlações, você tem a opção Visualizar relatório, onde aparece em outra janela o relatório de valores das correlações. Este relatório pode ter o seu texto editado ou copiado para outro software de edição de textos. Ao sair do relatório, há a opção de imprimi-lo.

Na parte inferior da janela, estão dois gráficos: um para os valores de correlação isolada entre as variáveis, em amarelo, à esquerda, e outro para os valores de correlação parcial entre as variáveis, em azul, à direita. Esses gráficos são visualizados na forma tridimensional, e, neste caso, não têm a possibilidade de alteração. No canto inferior esquerdo de cada gráfico, há o campo Vertical que, quando marcado, altera a disposição dos nomes das variáveis da forma horizontal para a forma vertical.

Para visualizar os Outliers, clique em Visualizar - Outliers

Essa função identifica e enumera aqueles dados que apresentam valores referentes aos resíduos muito elevados, com o desvio padrão acima do valor estabelecido. Quando você acessa a janela dos outliers, pode visualizar a lista dos outliers. Na parte inferior da janela, você define o valor para definir o dado como outlier, digitando o valor no campo Valor considerado outlier. Ao lado desse campo, você tem a opção de escolher se a análise dos outliers será Linear ou Não Linear.

Para visualizar resíduos, clique em Visualizar - Resíduos


Acessando o comando de Resíduos, abre-se a janela correspondente, dividida em dois blocos. Na parte superior, os dados estão numerados em ordem decrescente. Ao lado da coluna dos dados, aparecem oito colunas com os resultados obtidos na análise dos resíduos, para cada dado. As duas colunas à esquerda são Valor Observado e Valor Calculado, que são os valores atribuídos aos respectivos dados em cada variável. Você tem a opção de analisar os resíduos com relação a qualquer uma das variáveis existente no modelo. Para trocar de variável, é preciso clicar no campo onde há o nome da variável, na parte central superior do gráfico. Ao lado das colunas dos valores, estão três colunas relativas aos valores de resíduos propriamente ditos. A coluna Resíduo mostra o valor calculado do resíduo, a coluna Resíduo Relativo apresenta o percentual do valor do resíduo com relação à média calculada, e a coluna Resíduo sobre DP, relaciona o valor do resíduo com o desvio padrão calculado.

As últimas três colunas fazem referência à parcela de contribuição de cada resíduo na variação dos valores da amostra. A coluna Variação Total aponta os valores percentuais de cada resíduo na variação total, a coluna Variação Residual apresenta também os valores percentuais, mas com relação à variação residual. Da mesma forma, os valores mostrados na coluna Variação Explicada referem-se à parcela de variação explicada da variação total.

Nessa tabela, você tem a possibilidade de ordenamento por qualquer uma das colunas, bastando clicar na coluna desejada. Também há a possibilidade de se apontar um determinado dado no gráfico, que, como em outros gráficos, é necessário marcar o dado desejado, clicando no retângulo cinza ao lado do dado. Para selecionar todos os dados no gráfico, é necessário clicar no cabeçalho da coluna cinza, ao lado dos dados. No gráfico aparecerá o número do dado correspondente. A tabela de resíduos pode ser copiada para ser utilizada em outro software ou outro ambiente de trabalho, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela dos resíduos.

No setor inferior da janela, está o gráfico dos resíduos. São oferecidos três tipos de análise: Mista, Linear e Não Linear, e quando houver a necessidade de trocar o tipo de análise, basta clicar no campo correspondente. Ao lado do gráfico, à direita, há uma coluna de informações dos dados, onde são visualizados os valores atribuídos a todas as variáveis para cada um dos dados. Ao clicar em Dado, essa coluna pode ser habilitada ou desabilitada. Ao lado de Dado, há o botão Outliers, para se visualizar os outliers presentes. Na parte superior esquerda do gráfico, há o botão Calculado, o qual indica que os valores mostrados no gráfico são os valores calculados. Ao clicar nesse botão, ele muda para Observado e o gráfico passa a apresentar os valores observados. O gráfico aponta os valores da coluna Resíduo sobre DP, e são apresentados na cor azul. Já os outliers aparecem no gráfico na cor vermelha. Ao lado da opção dos valores, há as opções de visualização do gráfico. Por opção padrão, o gráfico está na forma Ortogonal. Para alterar o tipo de visualização, é preciso clicar em 3D, sendo possível ainda, com as setas de direção e o campo correspondente ao zoom, girar e aproximar ou afastar o gráfico. O gráfico também oferece a opção de ser copiado para ser posteriormente utilizado, ao clicar com o botão direito do mouse sobre o gráfico.

Abaixo do gráfico, há uma barra de informações, mostrando o número, o endereço e a fonte de informação do dado selecionado.

Para visualizar o Teste das Hipóteses, clique em Visualizar - Teste das Hipóteses


A janela do Teste das Hipóteses se apresenta dividida em três setores. À esquerda, está a lista das variáveis utilizadas no modelo, seguida das informações de Escala, que apresenta a equação utilizada para aquela variável, se utilizou transformação de escala, Valor Médio, apresentando o valor da média aritimética da amostra. Quando a variável for do tipo dicotômica, essa coluna não apresentará o valor médio aritimético, apenas mostrará os valores 0 ou 1, de modo a representar a situação de dualidade. A terceira coluna é T. Observado, resultado do teste estatístico de T. de Student. A última coluna é Crescimento, e pode ser apresentado na forma Linear e Não Linear. Os valores da coluna Crescimento se apresentam na cor azul quando a equação calculada confirma a hipótese formulada quando da escolha da expectativa de crescimento da variável, ainda no quadro de Definição de Variáveis. Quando o cálculo da equação contraria a hipótese formulada, ou seja, a variável apresenta um comportamento contrário ao esperado, os valores da coluna Crescimento apresentam-se na cor vermelha.

Ao lado do quadro das variáveis, há o gráfico com a função de cada variável, com relação à variável dependente. Também pode ser alterado para a opção Linear, já que se apresenta na opção Não Linear. No gráfico, você tem algumas opções de visualização. Ao clicar em Valores, são exibidos no gráfico, valores dentro da amplitude da amostra da variável, a cada 10% de variação. Clicando em Valor Médio, é apontado no gráfico o valor referente à média da amostra, já sinalizado no gráfico pelo ponto amarelo. Junto ao ponto amarelo do gráfico, está representado um triângulo, que mostra a variação do valor médio da variável, segundo o percentual de crescimento calculado pela equação. Como são apenas duas possibilidades de valores, representando uma dualidade, o gráfico tem a forma de barras verticais. A barra vermelha representa o valor 0 para a variável, e a barra azul, o valor 1 para a variável.

A forma de visualização padrão do gráfico é a Ortogonal, porém, clicando em 3D, a visualização é alterada para a forma em três dimensões, onde você pode girar o gráfico à vontade, clicando nas setas de direção, acima do gráfico. O campo ao lado das setas de direção, com o valor 100, diz respeito ao nível de zoom do gráfico.

Abaixo do gráfico, está a equação de regressão, igualmente apresentada nas duas formas, Linear e Não Linear. É esta equação que representa o modelo de regressão utilizado para a projeção de valores na avaliação de um imóvel.

Invalid floating point value

Este erro ocorre devido à maneira com que o TS-Sisreg interpreta os números. Para alinhar as configurações de interpretação de números do seu Windows com as do padrão Português (brasileiro), utilizadas pelo TS-Sisreg, siga as orientações abaixo.

Para tal, acesse o Painel de Controle do Windows, clicando no Menu Iniciar e, em seguida, em Painel de Controle. Após isso, acesse a opção "Região" (se seu Painel de Controle estiver orientado a exibir por Categoria, procure o ícone dentro de "Região", caso contrário, ele deve estar localizado na página inicial do Painel de Controle).

  • Dentro da aba "Formatos", certifique-se de a opção selecionada como idioma seja Português (brasileiro)
  • Acesse o botão "Configurações Adicionais" (canto inferior direito da janela)
  • Na aba "Números", defina os seguintes parâmetros
Símbolo Decimal "Vírgula" (,)
nº de Casas Decimais "2"
Símbolo de Agrupamento de Dígitos "ponto (.)

  • Mesmo que nenhuma alteração tenha sido efetivamente feita, clique em "Redefinir"
  • Na aba "Unidade Monetária", defina os mesmos parâmetros
Símbolo Decimal "Vírgula" (,)
nº de Casas Decimais "2"
Símbolo de Agrupamento de Dígitos "ponto (.)


  • Mesmo que nenhuma alteração tenha sido efetivamente feita, clique em "Redefinir"

Pronto. Seu Windows já está com as configurações de interpretação de números alinhadas para operação do TS-Sisreg normalmente.

IMPORTANTE - Para importação de planilhas Excel para o TS-Sisreg é fundamental que todas as células da planilha estejam configuradas como "Números".
A versão atual do TS-Sisreg é a 1.61. Para verificar a versão instalada em seu computador, acesse o menu "Ajuda", item "Sobre".

Caso sua versão seja anterior a 1.5.0, a atualização não será possível via software, e será necessário desinstalar e reinstalar o TS-Sisreg no computador.

Para desinstalar o TS-Sisreg, acesse o Painel de Controle do Windows e a guia "Programas e Recursos". Localize o ícone do TS-Sisreg, selecione e clique em "Desinstalar/Alterar". Após isto, baixe o TS-Sisreg neste link e instale novamente. Caso ele peça a Chave de Registro, basta inserir o código que foi solicitado para este computador, ou seguir os passos abaixo.

  • Baixe o instalador do TS-Sisreg diretamente nesse link
  • Execute o arquivo baixado para iniciar a instalação
  • Após concluir a instalação, execute o TS-Sisreg
  • Ao iniciar, clique no botão "Licença" e em seguida em “Solicitar nova CHAVE”
  • Preencha o formulário e clique em “enviar”
  • Sua chave será encaminhada após o recebimento da sua solicitação.
  • Execute novamente o TS-Sisreg e registre o mesmo.
Na tabela existem duas medidas de correlação entre variáveis, uma acima da diagonal em branco e outra abaixo.

Nas medidas abaixo da diagonal estão as correlações isoladas, isto é, como se não existissem as demais variáveis. Na Norma Brasileira esta medida é denominada correlação de primeira ordem.

Nas medidas acima da diagonal estão as correlações denominadas “Parciais”, ou seja, a correlação entre duas variáveis na presença das demais. Esta segunda medida possibilita identificar correlações entre mais de duas variáveis.

A linha de fundo amarelo e a coluna de fundo azul mostram as correlações entre a variável dependente e cada uma das variáveis independentes, considerando as duas situações: Isoladas (fundo amarelo) e parciais (fundo azul).

A presença